quarta-feira, 26 de março de 2014

OBRIGADA, SENHOR

Hoje, completo mais um ano de vida. E fico pensando na grande misericórdia que o Senhor sempre me concedeu durante a minha vida. Tudo o que sou, tudo o que eu tenho, tudo que conquistei não foi por meus méritos, pois sempre me achei incapaz de qualquer coisa, mas foi por meio Daquele que um dia eu encontrei e a Ele entreguei toda a minha vida: DEUS.
Eu, que aparentemente tinha tudo para não dar certo: criada sem a presença de um pai, baixinha, tímida, pobre, morando em um dos bairros considerados mais violentos do meu estado... Hoje posso dizer que sou uma vitoriosa, sou feliz, conheci a salvação desde a minha adolescência, casei com o melhor homem do mundo, tenho o filho mais especial que já vi, trabalho naquilo que eu gosto, tenho irmãos que são pessoas de bem e lutadoras, tenho uma mãe maravilhosa, estou cercadas de pessoas que valem a pena, em fim, Deus me presenteou com muitas dádivas. Não digo que não tenho problemas, tenho-os muitos, cada dia matamos um leão, porém tenho um Deus que luta por mim e sempre tenho a certeza da vitória.
Não porque eu mereça, mas pela graça do meu Senhor.
E é isso que Cristo quer fazer com aqueles que se entregam a Ele de todo coração e inteireza. Viver com Ele e para Ele é ter a certeza da felicidade plena, não aquela felicidade que depende de uma festa, de programas, de dinheiro, mas aquela felicidade que a cada dia nos invade em saber que estamos vivos, pois temos um Deus que nos ama, apesar de não merecermos, e que por esse amor se entregou por nós. A felicidade que nos faz respirar toda a manhã e sentirmos que vale a pena levantar da cama, pois recebemos mais um presente de Deus. De olhar para quem está ao seu lado e ver que é um presente do eterno. É a felicidade de saber que um dia vamos encontrar aquele que nos a deu a vida. OBRIGADA, SENHOR!


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

TEM GOTEIRA AÍ?

" O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa, um e outro são semelhantes." (Provérbios 27:15)


Já imaginou uma goteira caindo água a noite inteira em seu quarto ou em sua cama durante um temporal?
Você querendo dormir e aquela gotinha irritante caindo sem parar (ping, ping, ping...). Você coloca uma panela e ainda piora mais a situação, pois o barulho te incomoda mais e mais...
Não sei se é verdade (se quiser procure saber!) , mas já ouvi falar que existe um castigo chinês que para se extrair a verdade de um criminoso, eles o amarram em uma cadeira e uma goteira pinga dia e noite em sua cabeça, até o ponto que o indivíduo chega a loucura. Se é verdade não sei, mas esta situação deve ser terrível.
Pois é. A Bíblia compara a mulher rixosa, briguenta com este gotejar, pois, conviver com alguém que dia e noite reclama e briga por qualquer coisa é muito irritante.
Falo de mulheres, pois também sou mulher e porque na maioria das vezes nós somos campeãs desse tipo de comportamento, por isso esta passagem não esta em vão na Bíblia.
Mulheres que reclamam da vida e ainda reclamam nos momentos mais impróprios, tornando a sua casa um verdadeiro inferno para todos. O lar que deveria ser lugar de descanso, de aconchego e de paz, torna-se o pior lugar do mundo.
Penso, que a maneira como vemos as coisas determina o nosso comportamento. Um exemplo disso, são pessoas que focalizam tanto os problemas, às vezes nem tão graves, que esquecem de aproveitar os momentos de alegria, desperdiçam seu tempo e se tornam cada vez mais amargas, afastando todos que com ela convivem.
Ainda falando delas, ou melhor de nós, é certo que a feminilidade não está somente  em uma bela maquiagem ou em uma roupa sensual, mas está principalmente  na maneira como enfrentamos as dificuldades, no jeito que falamos, no carisma que temos. O sorriso, o humor são tão importantes quando o sexo no casamento, isto é inegável.
Mudar primeiramente as nossas atitudes é o primeiro passo para que mudanças reais aconteçam em nosso lar. Reclamar, brigar, discutir são atitudes que só afastam as pessoas de nós, irritam como a tal goteira em noite de temporal . Então, meninas vamos manter o equilíbrio e o autocontrole, deixando o Espírito de Deus guiar-nos e nos transformar dia a dia.

Assistam também este vídeo postado pelo pastor Josué Gonçalves  e tire suas conclusões:

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

AQUELE QUE SABE FAZER O BEM E NÃO O FAZ COMETE PECADO

Leitura em Tiago capítulo 4

"Pecado" uma palavra muito polêmica hoje em dia. A mídia sabe muito bem explorá-la, e o que antes era sinônimo de maldição, agora é visto como algo normal.
Mas ilusões à parte, o que a Bíblia nos diz sobre pecado?
Na verdade, são tantas passagens bíblicas que falam desse assunto que  este espaço seria pequeno se citássemos todas elas. Porém lendo uma passagem da epístola de Tiago capítulo 4 e versículo 17 algo me chamou a atenção, " Aquele que sabe fazer o bem e não o faz comete pecado."
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Tiago 4:17
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Tiago 4:17
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Tiago 4:17
 Sempre imaginamos ou acreditamos que o pecado é o resultado de uma ação cometida que desagrada a Deus. Ações como prostituir-se, matar, roubar, mentir, etc, são algumas que logo nos vêm a mente quando pensamos em pecado. É claro, tudo isto é pecado sim, segundo a Palavra de Deus. Entretanto, este versículo nos adverte que não somente as más ações nos fazem pecar, mas também a nossa falta de ação, a inércia, a omissão também é pecado.
Lembro-me agora da passagem bíblica do Bom Samaritano, no qual um homem estava ferido em uma estrada, quase moribundo e duas pessoas passaram por ele e nada fizeram, após eles passou um samaritano, desprezado pelos demais, e ajudou aquele homem quase morto, o ajudou, fez o bem. Nesta passagem fica evidente quem cometeu pecado.
E quantas vezes, apresentam-se para nós situações que nos afrontam e que temos as condições necessárias para agir em favor de algo ou de alguém e não fazemos nada. A chamada "zona de conforto" é a preferência da maioria. Expor-se, estar em evidência, comprometer-se com algo nem todos estão dispostos, principalmente na correria que se vive no mundo pós-moderno.
Há omissão, quando fazemos "vista grossa" a alguém necessitado, alguém que precisa de ajuda, de conselho e principalmente quando deixamos de falar do  amor de Jesus àquele que precisa ouvir sobre a salvação.
Deixar de falar do bem que Cristo fez por nós, enquanto há pessoas ao nosso lado sofrendo por não conhecer este bem é com certeza cometer pecado também, é omissão, visto que temos o remédio para esta vida e nada fazemos.
Na sociedade, empenhamos diversos papéis: filho(a), amigo(a), profissional, pai ou mãe etc, e será que estamos agindo conforme a vontade de Deus, principalmente fazendo o bem? 
Pergunte-se a si mesmo:
  • Que bem eu posso fazer hoje?
  • No meu trabalho posso empenhar-me mais?
  • Procuro honrar a Deus como minhas finanças?
  • Tenho servido meu próximo, compartilhando as bênçãos que Deus me deu?
  • Falo de Jesus para aquele que não o conhece intimamente?

SENHOR, GUIA-ME CONFORME A TUA VONTADE!




segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ACEPÇÃO DE PESSOAS

Leitura em Tiago capítulo 2

Vivemos em uma época em que o ter é mais valorizado que o ser. Que a aparência, o status social, a situação financeira determinam o valor de uma pessoa ou até mesmo os círculos de amizades.
Em um país como o nosso em que a maioria da população enfrenta inúmeras dificuldades sociais e em que uma minoria detém o poder econômico, a desigualdade social fica evidente.
Mas o que muita gente ignora é que isto pode acontecer no meio cristão. E Tiago alerta em sua carta sobre o perigo de discriminar ou segregar pessoas por sua condição social ou até mesmo pela aparência. O apóstolo afirma s que isso é pecado diante de Deus.
Quando alguém faz preferência por pessoas por sua condição social em detrimento a outras de situação financeira inferior ou por qualquer outro motivo, comete pecado. e isto acontece sem que nos demos conta disso. Isto, sim, é o mundo dentro da igreja.
A Palavra do Senhor, nesta epístola, nos afirma que mesmo que guardemos todos os mandamentos, mas transgredimos em um só ponto, mesmo assim transgredimos. Então devemos estar vigilantes neste aspecto principalmente. Isto vai demonstrar o quanto o amor de Deus está enraizado em nós. O apóstolo também afirma que do que adianta ter fé, se não demonstramos isto com atitudes, "A fé sem obras é morta.".
Tratar a todos igualmente, ricos e pobres, negros e brancos, jovens e velhos, membros e não membros é um dever cristão. Lembrando que Cristo veio para todos e escolheu os menores para fazerem parte do Reino dos céus. então vamos refletir as nossas atitudes:
  • que pessoas fazem parte do meu círculo de amizades?
  • que pessoas eu deixo de fora?
  • Se há alguém que pouco se relaciona na igreja, qual a minha atitude em relação a ela?
  • e os idosos da casa do Senhor como eu os trato?
  • e os necessitados? Tenho ignorado ou procuro ajudá-los?
"Vedes então que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé." (Tiago 2:24)

 Senhor, oro a ti:
Perdoa-me, eu só tenho olhado para a minha necessidade. Muitos estão ao meu lado e eu nada tenho feito.

sábado, 18 de janeiro de 2014

LEITURA EM I JOÃO 1: 1-10

A carta de João não está direcionada a um destinatário específico, mas como o título da epístola já introduz, trata-se de uma mensagem universal. Portanto, direcionada a cada um de nós, sem exceção.
João, o apóstolo de Jesus, foi testemunha ocular da vinda do Filho de Deus  aqui na Terra(I João 1:1). O discípulo a quem Jesus amava, como ele mesmo se autodenominava, tem agora depois de ter estado no convívio do mestre, a missão de anunciar os ensinamentos de Cristo, principalmente da necessidade do homem de abandonar os velhos costumes e viver em novidade de vida, ou seja, sobre a separação do homem do pecado. (I João 1:5)
Aquele que tem um real encontro com Deus, não anda em pecado, mas procura praticar somente o que é justo. Se alguém assim não faz, mesmo sendo crente este não é de Cristo.
Há tantas pessoas que se enganam pensando que ser crente, ser salvo é ser religioso somente. Que se vestir como crente (como tradicionalmente conhecemos), ir todos os dias à igreja, pagar o dízimo fielmente, já garantem sua salvação, porém mais que uma transformação externa, Deus requer de nós uma mudança em nossas atitudes.
Isto porque o pecado é tudo aquilo que o homem faz que não agrada a Deus. E há uma lista deles na Bíblia e em nossa mente também, pois Deus nos dotou com este sentido do conhecimento do bem e do mal.
Inútil também é pensar que todas as atitudes religiosas, das quais citei anteriormente, nos isenta de pecarmos. Todos temos e cometemos pecados e isto devemos reconhecer, não em uma atitude de conformismo, mas reconhecendo que estamos todos sujeitos a falhar , pois não somos perfeitos (mas um dia seremos, Oh Glória!) e se isto vier acontecer, temos um advogado que pode interceder por nós e ainda nos absolver de toda a culpa. Deus é misericordioso e não nos quer longe Dele, mas esta pronto para nos acolher  e é poderoso para transformar nosso interior mediante o nosso arrependimento.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar de toda injustiça." (I João 1:9)

Obrigada, Deus pela tua Palavra que é linda e fala conosco.



"... PORQUE QUANDO ESTOU FRACO ENTÃO SOU FORTE." (II CO 9:10)

Para a maioria, demonstrar fraqueza é algo inaceitável. Pedir ajuda, depender de alguém são situações que causam verdadeiro pavor. 
A fraqueza é considerada um defeito e não uma qualidade. Ser forte, independente são características ensinadas por nossos pais que nos criam para sermos pessoas que sozinhas façam seu destino.
Então, por que a Bíblia nos fala da fraqueza como se fosse algo bom? Depender de alguém é saudável para o ser humano?
Sim. Depender de alguém é saudável se este  alguém é o Todo poderoso dos céus e da Terra e de todo o Universo.
Ser fraco, segundo o apóstolo Paulo, é reconhecer nossas limitações perante certas situações  adversas. Quando nos encontramos aflitos, fracos na fé, tentados ou em situações semelhantes, muitos têm a tendência de se afastar dos caminhos do Senhor. Acham então que sozinhos estarão bem melhor a ter que servir a um Deus que não os entenderá. Então ficamos só.
Porém quando nessas situações depositam sua confiança Naquele que tudo pode, estão entregando toda sua carga de fraqueza nas mãos e aos cuidados de Deus. Ele então se responsabiliza  em mudar o quadro.
Deus espera de nós dependência Dele, inteireza de coração. Quando pedimos a sua ajuda ficamos na total dependência de Deus e estamos assim  passando a Ele uma "procuração" para que tudo o que nos aflige possa estar por sua responsabilidade.
Quando me considero fraco para resolver meus problemas, sem no entanto fugir deles, mas confiando em Deus , é neste momento que há um esvaziamento do "eu" (eu posso, eu sei, eu tenho , eu faço...). Todo orgulho é desfeito.
"Deus resiste os soberbos, mas dá graça aos humildes" (Tiago 4:6), além disso, "O quebrantado o Senhor não desprezará" (Salmo 51:17). Às vezes achamos que estamos tão forte espiritualmente, já que oramos muito, lemos a Bíblia diariamente, enfim fazemos tudo que um cristão considerado forte faz, que começamos a olhar para o nosso próximo como alguém inferior a nós espiritualmente., críticas e desprezo são lançados diretamente os indiretamente a essas pessoas. A soberba toma conta e Deus assim se afasta. O forte torna-se fraco.
Assim, ser fraco para Deus não é viver pecando, esta palavra não é justificativa para viver no erro. Mas ser fraco é estar na dependência de Nosso Deus reconhecendo que a cada dia precisamos melhorar para servirmos a Ele melhor, pois por mais que nos esforcemos sempre será pouco diante de tudo que ele nos proporciona quando confiamos Nele.